Vaga de desembargador do TJ é disputada por 12 juízes
Dos 12 nomes inscritos para ocupar a vaga deixada com a aposentadoria do desembargador Benedito de Jesus Belo no Tribunal de Justiça do Maranhão, ficarão três para compor a lista tríplice. Diferentemente do Quinto Constitucional, o nome por merecimento é escolhido pelos desembargadores, e não pelo governador. E o primeiro nome da lista é sempre o vencedor.
Mas, por que então a lista tríplice? Para proporcionar que um inscrito some pontos para a próxima oportunidade.
OS CANDIDATOS
Todos os candidatos são juízes de entrância final. Concorre a uma cadeira na Corte: Samuel Batista de Souza (5º Juizado Especial Cível), José Eulálio Figueiredo de Almeida (Juizado de Trânsito), José Gonçalo de Sousa Filho (3ª Vara Criminal), Tyrone José Silva (4ª Vara Cível), Maria Francisca Gualberto de Galiza (4ª Vara da Família), Oriana Gomes (8ª Vara Criminal), Luiz de França Belchior Silva (2ª Vara Cível), Lucas da Costa Ribeiro Neto (2ª Vara da Família), José Jorge Figueiredo dos Anjos (3ª Vara da Fazenda Pública), Raimundo Nonato Neris Ferreira (9ª Vara da Fazenda Pública), Manoel Aureliano Ferreira Neto (8º Juizado Cível) e Maria do Socorro Mendonça Carneiro (5ª Vara da Família).
OS MAIS COTADOS
Na bolsa de apostas do TJ, os candidatos com mais chances de chegar lá são os juízes José Jorge Figueiredo dos Anjos, titular da 3ª Vara da Fazenda Pública; Tyrone José Silva, da 4ª Vara Cível e José Eulálio Figueiredo de Almeida, do Juizado de Trânsito. Não exatamente nessa ordem. O quarto nome mais forte é da juiza Maria Francisca Gualberto de Galiza, que atualmente está na 4ª Vara da Família, e assim como Tyrone José Silva, é apadrinhada pela desembargadora Nelma Sarney, corregedora de justiça. Dessa relação, o Pleno do Tribunal de Justiça escolherá os três mais votados e enviará a lista tríplice para a presidente da Corte Estadual, desembargadora Cleonice Silva Freire indicar o novo membro do TJ-MA.
Dos cotados, apenas dois já figuraram em listas de merecimento para acesso ao TJMA por duas vezes consecutivas: os juízes Tyrone José Silva e José Jorge Figueiredo dos Anjos.
Os que conseguirem ficar na lista tríplice terão sua vida profissional passada em raio-x, pelo Conselho de Magistratura. O principal requisito é a produtividade. Depois, os nomes seguem para o Pleno, onde os desembargadores fazem a defesa aberta do nome preferido.
No quesito produtividade, o juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos é o que mais se destaca e por ter sido figurado anteriormente na lista de merecimento para acesso à Corte, entra com um peso a mais nessa eleição que tem os desembargadores como os principais eleitores.