UFMA diz que obras no prédio de Biologia devem recomeçar em junho
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) publicou nota em seu site informando que foi divulgado, no último domingo (5), o Edital de Concorrência Nº 07/2015 – SIDEC Nº 06/2015, que abre licitação para contratação de empresa que fará a conclusão das obras no prédio do Departamento do curso de Biologia, no campus do Bacanga, em São Luís. No mês de março, alunos, ex-alunos e professores do curso de Ciências Biológicas iniciaram uma petição na internet para cobrar a conclusão das obras que começaram em 2010, mas que nunca foram finalizadas.
De acordo com a UFMA, as obras de conclusão do edifício deverão custar R$ 2.581.761,03. No dia 30 de abril deverão ser apresentadas as propostas das empresas concorrentes. O edifício deverá contar com com uma área de 3.200 metros quadrados, laboratório para dissecação, sala de estudo, laboratório de fisiologia vegetal, sala de anatomia, quatro salas de professores e laboratório de fumigação e oito salas de professores.
A petição criada pela comunidade acadêmica reuniu mais de mil assinaturas. A UFMA afirma que o prédio tem 80% de sua estrutura concluída, e 50% de acabamentos finalizados, segundo levantamento feito pela Prefeitura de Campus. Entretanto, imagens feitas por alunos do curso de Biologia mostram que a obra está praticamente abandonada.
Ainda de acordo com a nota divulgada pela universidade, após a assinatura do contrato pela empresa vencedora do processo de licitação, a expectativa é que as obras reiniciem em junho. A sede do curso de Biologia terá sua estrutura disponível até o final de 2015, com a finalização das obras do lado B do prédio, afirma a universidade. A UFMA atribui à empresa responsável pelas obras o atraso na entrega do prédio. (Do G1 MA)