Operação Stalker’da PF no PA e MA prende hacker em São Luís

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta (20), a “Operação Stalker”, para desarticular uma organização criminosa composta por hackers especializados em fraudar contas bancárias da Caixa Econômica Federal pela internet.

Em São Luís, foram cumpridos um mandado de prisão temporária (5 dias renováveis) e um mandado de busca e apreensão. O nome do detido não foi divulgado pela PF.

Foram apreendidos na capital maranhense um carro de luxo (Range Rover), cartões de crédito, tablets, notebooks e celulares.

Segundo a PF, o grupo investigado invadia as contas dos clientes e desviava os valores para contas em nome de ‘laranjas’ para posteriormente sacar e lavar o dinheiro.

No total, os agentes saíram às ruas para cumprir 8 mandados de busca e apreensão, 5 mandados de prisão temporária e 5 mandados de condução coercitiva, expedidos pela 4ª Vara Federal de Belém, especializada em lavagem de dinheiro.

Os mandados são direcionados às cidades de Paraupebas/PA e São Luís/MA.
A operação contou com 50 policiais federais e foi desenvolvida pelo Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos da Superintendência Regional do Pará.

A cidade de Paraupebas/PA possui um histórico de ocorrência de fraudes bancárias que são investigadas pela PF.

O termo “Stalker” significa “perseguidor”, muito utilizado no mundo virtual quando alguém fica acompanhando todas as ações de determinada pessoa na internet, o que se assemelha ao trabalho desenvolvido pelos policiais federais em cima dos hackers.

Deixe uma resposta