Juiz Fernando Cruz suspende audiência do caso dos hospitais de Roseana

O juiz titular da 7ª Vara Criminal, Fernando Luiz Mendes Cruz, suspendeu agora há pouco (9h desta sexta) a nova audiência que ele havia marcado para “reinstruir” o caso dos 64 hospitais construídos pela então governadora Roseana Sarney (PMDB) no interior do Maranhão, em 2009.

O juiz resolveu cumprir a decisão liminar proferida pelo desembargador Antonio Fernando Bayma Araujo, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), na quarta (19), que acatou recurso de um dos envolvidos no caso dos hospitais – o ex-secretário de Saúde Ricardo Murad.

A audiência estava marcada para ser realizada na 7ª Vara Criminal (Fórum do Calhau).
Agora, o prosseguimento da ação fica na dependência de decisão do TJMA sobre a validade ou não da audiência de instrução ocorrida em 30 de março, sob a presidência do juiz auxiliar Clésio Coêlho Cunha, que também absolveu sumariamente Roseana Sarney no processo, mantendo, contudo, os outros 16 envolvidos como réus.

Clésio substituía, na 7ª Vara, o juiz Fernando Cruz, que estava de férias. Ao voltar, Cruz mandou anular a audiência ocorrida em março e convocou uma nova que aconteceria na manhã desta sexta.

De acordo com o Ministério Público, as obras dos 64 hospitais foram superfaturadas e serviram para desviar quase R$ 2 milhões para financiar a campanha eleitoral de Roseana Sarney e do então secretário de Saúde Ricardo Murad (cunhado da ex-governadora), em 2010.

Deixe uma resposta