Após coronavírus, Festa do Divino é cancelada no Maranhão
A tradicional Festa do Divino que é comemorada todo ano no município de Alcântara, a 30 km de São Luís, e que é considerada um dos festejos mais populares da cultura popular do Maranhão, será adiada este ano em decorrência do surto novo coronavírus (COVID-19).
A informação foi divulgada pela coordenação do evento que decidiu tomar a medida em razão da pandemia do COVID-19, tendo por base as orientações da OMS, Ministério da Saúde, Decreto do Governo do Maranhão e Decreto da Diocese de Pinheiro.
Festa do Divino Espírito Santo
A Festa do Divino Espírito Santo no Maranhão é um dos muitos festejos que fazem parte da cultura popular do Maranhão, destacando-se como um dos mais importantes, por sua ampla difusão e pelo impacto que tem sobre a população. Hoje, existem dezenas de festas do Divino espalhadas por todo o Estado, levando adiante uma tradição viva e dinâmica, em que se destaca a beleza do repertório musical.
A festa é realizada no mês de maio ou junho, terminando no Domingo de Pentecostes, sendo que desde o Sábado de Aleluia, os festeiros começam a se preparar para o grande dia em que o imperador recepciona seus convidados com um almoço e farta mesa de doce.
A Festa do Divino Espírito Santo teve sua origem em Portugal, com a construção da Igreja do Espírito Santo em Alenquer, no século XIII, por ordem da rainha Dona Isabel, a festa chegou ao Brasil no século XVI com os colonizadores.