Associação dos Juízes Federais sai em defesa de Flávio Dino
A Associação dos Juízes Federais do Brasil reagiu, na noite desta terça-feira, a uma nota do site O Antagonista acusando o governador do Maranhão, Flávio Dino, de lançar mão da Ajufe para fazer propaganda política.
Segundo O Antagonista, Flávio Dino “trombeteia uma tal ‘Expedição da Cidadania’, que leva juízes federais para trabalhar em cidades do interior do estado. Juízes não podem presidir audiências fora das suas circunscrições judiciárias”. E acrescenta: “O presidente da Ajufe é Roberto Veloso, conterrâneo de Flávio Dino”.
Por fim, o site cobra da corregedoria do CNJ providências “quanto a essa UNE judiciária”.
Na nota distribuída há pouco, a Ajufe afirma:
“A Expedição da Cidadania organizada pela Ajufe está na sua sexta edição. Já ocorreu da mesma forma no rio Paraguay descendo a partir de Corumbá, em tribo de índios em Foz do Iguaçu, nas regiões ribeirinhas do rio Pantanal, em Paulo Afonso/BA, em Parnaíba/PI e em Santo Amaro/MA, prestando relevantes serviços às pessoas carentes.
Os juízes federais se dispõem voluntariamente, sem receberem verbas para isso, e são autorizados pelo Conselho da Justiça Federal para a realização das audiências.
O governador do Maranhão não teve nenhuma participação no trabalho da Justiça Federal, mesmo porque isso não seria possível.
A Expedição da Cidadania contou com o apoio de diversas instituições, pois o objetivo não é levar só Justiça, mas também serviços básicos, como a emissão de documentos e oficinas profissionalizantes, entre outros”.