Bolsa Atleta garante oportunidade para jovens maranhenses no esporte
O Governo do Maranhão segue com investimentos que geram oportunidade para os jovens maranhenses. Nesta terça-feira (30), o governador Carlos Brandão acompanhado do vice-governador Felipe Camarão e do secretário de Estado do Esporte e Lazer, Naldir Lopes, entregou kits do Bolsa Atleta para 119 estudantes beneficiados pelo programa estadual em 16 municípios maranhenses.
A cerimônia foi realizada no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau, e contou com a presença de alunos do ensino médio, fundamental e superior que desempenham atividades esportivas de alto rendimento e que agora estarão melhor equipados. Cada kit é composto por mochila, calça, camisa de passeio e boné.
Durante a solenidade, além da entrega dos kits, foi destacada a marca histórica alcançada pelo programa que neste ano saltou de 100 bolsas para 130, o maior número da história do programa estadual. Outra mudança importante foi a ampliação das bolsas concedidas para pessoas com deficiência, de 5% para 10% das vagas.
O governador Carlos Brandão ressaltou a importância dos investimentos em um programa tão nobre e de grande relevância para a juventude maranhense.
“Nós entendemos que esse programa é de suma importância para fortalecer o esporte no Maranhão e esse ano aumentamos o quantitativo em cerca de 30 atletas a mais em relação ao ano passado. Com esse programa temos descoberto grandes talentos e prestigiado os atletas para que eles possam ocupar outros espaços alcançando tanto o cenário nacional quanto internacional”, afirmou Carlos Brandão.
Para o secretário estadual de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, o programa Bolsa Atleta é definido como um investimento concreto no futuro do esporte maranhense, gerando oportunidade para que jovens talentos possam ser desenvolvidos no estado.
“É um investimento de mais de R$ 700 mil e com esse aporte o atleta vai receber R$ 500 mensalmente, um kit do bolsa atleta, e aumentamos o edital de 100 bolsas para 130 este ano. Com esse valor, o atleta poderá comprar material esportivo, custear passagem, alimentação e inscrição [em competições]. É o Governo do Maranhão dando suporte e fomentando o esporte educacional no estado”, declarou Naldir Lopes.
Maires Vitória, 13 anos, é uma das contempladas com o programa estadual e afirmou que a ação é um incentivo fundamental para os jovens atletas.
“Estou muito feliz em ser contemplada com o programa Bolsa Atleta e gostaria de agradecer ao governador Carlos Brandão, sem esse apoio não seria possível”, disse a estudante que pratica bocha.
Nicoly Evellem Santos, 13 anos, skatista de Imperatriz, também destacou a importância do Bolsa Atleta. Ela contou que agora está mais segura para continuar com as atividades.
“É muito importante esse apoio pois incentiva os atletas a praticarem o seu esporte e sem esse incentivo ficaria difícil. É um programa muito importante e só temos a agradecer”, comentou.