Cedral tem dois médicos para atender 10 mil habitantes

Centro da cidade de Cedral -MA

Centro da cidade de Cedral -MA

O município de Cedral, no litoral ocidental maranhense, tem um dos piores índices de presença médica do Maranhão, segundo levantamento do Blog junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Cedral com área territorial de 262,278 km², onde vivem 10,3 mil habitantes, tem apenas dois médicos no Hospital Nossa Senhora da Assunção para todo município, como consta no CNES, conforme documentos em anexo.

cedral1 cedral2 cedral3 cedral4 cedral5 cedral6 cedral7 cedral8

A metodologia do CNES, coordenado pelo Ministério da Saúde, conta o médico apenas uma vez e não reflete situações de profissionais que trabalham em mais de um município, por exemplo.

Apesar das deficiências apontadas, o município cedralense administrado pelo prefeito Fernando Cuba (PMDB) ainda não foi incluído no ‘Mais Médicos’ como os vizinhos Mirinzal e Central.

Em 2010, segundo o IBGE, as estatísticas dos serviços de saúde em Cedral eram alarmantes. Muitos dos serviços pesquisados eram inexistentes na cidade, como atendimentos de emergência para cirurgia, emergência clínica, obstetrícia, pediatria e internação.

A dificuldade de conseguir médicos para cidades interioranas como Cedral (que fica a 193 km de São Luís) levou o governo federal a criar ano passado o programa ‘Mais Médicos’, que está importando profissionais de medicina de outros países para tentar suprir o déficit de profissionais nesses municípios.

Deixe uma resposta