Clara destaca desafio contínuo para garantir maior igualdade de gênero nos espaços de decisão política
Eleita vereadora pelo Partido Social Democrático (PSD) no último domingo (6), Clara Gomes reforçou a representatividade feminina na Câmara Municipal de São Luís. Com a eleição de seis mulheres em 2024, comparado com cinco em 2020, houve um aumento modesto, mas importante, da presença feminina no Legislativo da capital maranhense.
A presença de Clara entre as novas eleitas é um reflexo do avanço contínuo na ampliação da diversidade de gênero nas instituições políticas locais. Apesar do aumento ser pequeno, dado o total de 31 cadeiras, ele é um marco no esforço de promover maior participação feminina na política municipal.
Clara reconhece o progresso, mas destaca que ainda há muito a ser feito para incluir mais mulheres na política. “Apesar das mulheres constituírem a maioria do eleitorado brasileiro e a legislação prever uma cota de 30% para candidatas femininas, estamos longe de alcançar os ideais 50% dessa representação na política”, afirmou a vereadora eleita. Suas palavras evidenciam o desafio contínuo para garantir maior igualdade de gênero nos espaços de decisão política.
Quanto à sua atuação no Legislativo Municipal, ela reafirma que será a voz da população na Câmara Municipal.
Além de Clara Gomes, foram eleitas Concita Pinto (PSB), Rosana da Saúde (Republicanos), Thay Evangelista (União), Flávia Berthier (PL) e professora Magnólia (União) e, as co-vereadoras de dois mandatos coletivos, Eni Ribeiro, Eunice Chê e Flávia Almeida, do Coletivo Nós (PT), e a Professora Concita, do Coletivo Unidos (PRD).