Conheça o nome dos 5 novos juízes que vão integrar o Judiciário maranhense
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) empossou, na manhã desta quarta-feira (20), cinco novos juízes de direito substitutos, aprovados no último concurso público. Caio Davi Medeiros, Ivis Monteiro Costa, Aurimar de Andrade Arrais Sobrinho, Rafael Felipe de Souza Leite e Nuza Maria Oliveira Lima foram nomeados no dia 4 de julho deste ano. Com a posse dos novos magistrados, cai para seis o número de comarcas vagas no Judiciário estadual.
A nomeação de novos magistrados para suprir a carência da Justiça de 1º Grau é uma das prioridades do presidente do TJMA, desembargador Cleones Carvalho Cunha, que – durante o ato de posse – falou da alegria de todos os membros da Corte e da missão especial que os novos juízes passarão a ter, competindo-lhes o poder de julgar seus semelhantes e decidir variados aspectos de suas vidas.
“Apesar dos desafios que se apresentarão a partir de agora, asseguro que daqui a 30 ou 40 anos, todos vocês dirão que valeu a pena exercer esta função”, pontuou o presidente.
O juiz Aurimar Arrais Sobrinho falou em nome dos empossados e ressaltou os obstáculos que enfrentaram, nos anos de preparação, para chegarem ao cargo. Ele frisou o novo momento na vida dos magistrados, que voltarão sua atenção para a luta diária em prol do Estado do Maranhão, carente de mínimos direitos fundamentais.
“Que tenhamos serenidade para compreender os fatos e aplicar o melhor direito, sejamos firmes e rígidos quando necessário, mas sem perder nossa humanidade”, avaliou.
O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Gervásio Protásio dos Santos, ressaltou a diversidade e qualidade da magistratura maranhense, fortalecida com a chegada dos empossados que travaram grande esforço para alcançar o cargo. “Vocês terão as dificuldades e as dores das decisões, mas tudo vale a pena para prestar uma jurisdição que, efetivamente, contribua com a população”, disse.
COMPROMISSO – Os cinco novos magistrados ressaltaram seus esforços durante os anos de estudo, sacrifícios e abnegações, para realizarem o sonho que se concretiza com a posse no cargo de juiz de direito.
“Trazemos um novo gás e renovação da magistratura maranhense e queremos contribuir com a Justiça, aprendendo com quem nos antecede”, afirmou o juiz Aurimar Arrais, que é natural do Estado do Rio Grande do Sul (RS), mas já vive há dez anos no Maranhão.
O magistrado Caio Medeiros, natural do Piauí (PI), também manifestou a felicidade e disse esperar desempenhar bem a função e ajudar a população das comarcas carentes de juízes. “Esperamos melhorar a situação do povo maranhense e contribuir com a comarca e a magistratura”, disse.
“Quero firmar o compromisso com a população maranhense de uma prestação jurisdicional célere e eficiente”, afirmou o juiz Ivis Costa, natural de Aracaju (SE).
A juíza Nuza Maria Oliveira, natural de Jacobina (BA) e que trabalhava como assessora de juiz no interior do Maranhão, falou do papel do Judiciário na melhoria das condições de vida e das políticas públicas em prol da sociedade. “Espero, sinceramente, dar o melhor de mim e corresponder ao que o povo espera de um juiz”, afirmou.
“Assumimos o compromisso com o dever de servir ao povo do Maranhão, acreditando no princípio da Justiça e naquilo que ele significa”, avaliou o juiz Rafael Leite, natural da cidade de Ipatinga (MG).
SAUDAÇÃO – O desembargador Joaquim Figueiredo dos Anjos fez o discurso de saudação aos novos membros da Magistratura, destacando a nova história que os juízes viverão a partir de agora, quando suas vidas caminharão ao lado de sonhos, lutas e esperança daqueles que se socorrem ao Poder Judiciário, e contribuirão na construção de uma sociedade digna, na reafirmação do Estado Democrático de Direito.
“A judicatura exige preparo intelectual, emocional e físico, e o que a sociedade anseia e espera é uma Justiça de qualidade, voltada para o homem, e não apenas para o processo”, ponderou.
O desembargador apresentou a Campanha #SomosTodosJuízes, iniciativa da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) para buscar maior conscientização da sociedade sobre a importância da ética nas ações cotidianas, do papel dos magistrados e de um Judiciário firme e independente.
Além do presidente do TJMA e do presidente da AMMA, fizeram parte da Mesa da solenidade, o juiz diretor do Fórum de São Luís, Sebastião Joaquim Lima Bonfim, e a mãe da juíza empossada Nuza Oliveira, Luzia Oliveira. Participaram da solenidade de posse, amigos e familiares dos empossados, além de juízes e servidores do Judiciário.
Fonte: Portal do TJMA