Hospital da Criança vai ser desativado
Vários setores do Hospital Odorico Amaral de Matos, o ‘Hospital da Criança’, foram desativados após unidade de saúde ficar alagada, depois das chuvas que atingiram São Luís, na tarde deste domingo (19). No hospital, que fica no bairro Alemanha, a água atingiu vários setores, inclusive leitos.
Depois da inundação, as enfermarias foram esvaziadas. A Secretaria de Saúde de São Luís resolveu desativar o hospital da criança até que os problemas de inundação sejam resolvidos e a reforma do hospital seja concluída.
Os pacientes começaram a ser transferidos no domingo. Quarenta e quatro crianças foram levadas para a Santa Casa e três para a Maternidade Benedito Leite. Mais 23 crianças internadas na semi-uti, na área de isolamento e na ala de pacientes graves, devem ser transferidas.
A secretária Helena Duailibe visitou, nesta segunda-feira (20), o hospital e viu a água invadindo as dependências da unidade. “Todos os anos este hospital vem alagando, por isso a gente vem tomando medidas definitivas com a construção da galeria”, afirmou.
Ainda de acordo com a secretária, dessa vez a enxurrada invadiu o hospital com mais força, porque os moradores do bairro teriam derrubado o portão dos fundos para a água desta rua escoar mais rápido, porque já estava atingindo as casas.
Enquanto o processo de desativação total do hospital não se conclui, a secretária disse que a secretaria estará vigilante para que outra situação de alagamento do hospital não comprometa o atendimento dos pacientes.O portão está sendo recolocado e o hospital vai continua em reforma.