‘Língua negra’ é vista novamente em praia do Maranhão

O rastro de esgoto que passa pela areia da praia e vai até o mar foi visto neste sábado (7), na praia do Caolho. Um laudo da Sema referente a março já havia apontado que todas as praias de São Luís estão impróprias para banho.
Um rastro de esgoto foi novamente visto em uma das praias de São Luís, desta vez na praia do Caolho. O fenômeno conhecido como ‘língua negra’ foi visto novamente este sábado (7), depois de dias de chuva na capital maranhense.
A mancha é escura e o cheiro é bem forte. Segundo sanitaristas, o fenômeno tem consequências para a saúde de quem frequenta a orla marítima e é causado por vazamentos que não são controlados e acabam chegando na praia.
“Esse evento também é consequência das chuvas, mas não só. Ele é propiciado por vazamento em estações elevatórias, em sistemas mal operados, que deveriam ir para um local adequado… que seria uma ETE, estação de tratamento de esgoto.
No entanto, eles acabam pela topografia indo em direção à praia e constituindo isso que nós denominados de ‘língua negra’”, explicou o doutor em saneamento ambiental, Lúcio Macedo.
É a segunda vez em 2018 que a ‘língua negra’ é vista na orla de São Luís. Em janeiro, a mancha escura foi vista por vários dias na praia do Calhau. Além disso, o laudo da Secretaria de Meio Ambiente do Estado referente ao mês de março apontou que todas as praias de São Luís estão improprias para banho.