MP solicita manutenção do antigo prédio da Prefeitura de Cururupu
A Promotoria de Justiça da Comarca de Cururupu propôs Ação Civil Pública (ACP) contra município de Cururupu, a 465 km de São Luís, solicitando à Justiça que determine a adoção, no prazo de 30 dias, de medidas para a manutenção e conservação da antiga sede da prefeitura, com prazo de 60 dias para a conclusão das intervenções.
Foi solicitada também a adoção de providências para interditar a área externa do imóvel, no prazo de 10 dias, com a colocação de sinalização e tapumes, além de medidas de proteção para evitar depredações e roubos de materiais.
De acordo com a ACP, o prédio se encontra com a estrutura interna deteriorada, com paredes, assoalhos e colunas danificadas, causando riscos à população e prejuízos ao erário.
Em junho de 2015, um parecer técnico do Corpo de Bombeiros, solicitado pelo Ministério Público do Maranhão, atestou o estado de abandono do prédio e a impossibilidade de utilizá-lo, conforme aponta o laudo: “o imóvel não apresenta condições para a utilização, mesmo nas áreas externas. Portanto, o 8º BBM recomenda a interdição total do imóvel até o cumprimento da manutenção e normas de segurança”.
Na ação, o promotor Francisco de Assis Silva Filho afirmou que “a omissão do gestor municipal em adotar as providências quanto à manutenção e conservação do prédio público da antiga sede oficial da Prefeitura Municipal de Cururupu tem por consequência gravíssimos prejuízos para o patrimônio público municipal, o patrimônio histórico e cultural municipal e a sociedade”.
Pedidos finais
O MP pede, ainda, a condenação definitiva do Município de Cururupu para conservar e preservar o imóvel. Foi solicitado também que a administração dê destinação útil ao imóvel, de forma compatível com a sua relevância cultural.
Em caso de descumprimento, foi sugerida a aplicação de multa ao prefeito no valor de R$ 1 mil.