Notinhas do Pinga Fogo de 04 de agosto de 2015
TODOS À DERIVA
“Agora os pescadores estão todos à deriva. Ninguém recebeu o seguro, nem da água salgada e nem da água doce”. Do deputado Fernando Furtado (PCdoB) ao comentar, na sessão plenária dessa segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa, sobre a situação dos pescadores no Maranhão.
QUEDA NO 1º ESCALÃO
A jornalista e professora Ester Marques não é mais secretária de Estado da Cultura. Como antecipado há semanas, ela não resistiu à crise com o setor cultural e foi exonerada. Para o seu lugar foi chamado Felipe Camarão, que deixa a Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep). No lugar de Camarão na Segep assume a atual adjunta, Lilian Guimarães.
PLANO DIRETOR
A Prefeitura de São Luís iniciou no último dia 21 de julho a série de 15 audiências onde serão debatidas a revisão do Plano Diretor da cidade e a Lei de Zoneamento, Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo. O encontro, realizado no auditório Pedro Neiva de Santana, no Multicenter Sebrae (Cohafuma), foi conduzido pelo presidente do Instituto da Cidade, Marcelo do Espírito Santo, e equipe técnica do Incid. A audiência contou com participação de representantes da construção civil, empresários, profissionais liberais, integrantes de movimentos sociais e moradores das áreas envolvidas.
PSB MUDA DE ROTEIRO
Sem o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, com quem acertou se juntar em 2016, PSB pode ir às ruas sozinho. Não falou ainda, mas acertam detalhes para o pleito do ano que vem. Já tem liderança no partido pensando em deixar a aliança com o petista de olho, inclusive, em 2018.
QUER SABER DO FUTURO
DEM só se aliará ao PPS em 2016 quando souber o que a deputada Eliziane Gama quer. “Por enquanto, estamos apenas conversando” – disse o presidente do diretório de São Luís, Ricardo Guterres. “Se ela aceitar o indicado a vice da chapa…” – soltou uma dica.
SUFOCADO NA PAREDE
O vereador Fábio Câmara (PMDB) encontrou, no fim de semana, deputado João Castelo (PSDB), com quem bateu rápido papo. “Finalmente, companheiro, por onde vai caminhar na longa estrada política?” – quis saber, em uma visita de cortesia à residência do tucano. “Prefeito, senador ou governador?” – perguntou, deixando Castelo sufocado.
CONTAR VEREADORES
Presidente da Câmara, Astro de Ogum (PR), acertou um café da manhã com o prefeito Edivaldo Júnior (PTC). Vai acontecer na próxima semana para contar bancada de sustentação do prefeito na Casa. “Vamos discutir mapa de São Luís e, na mesa, examinar dificuldades da cidade” – contou, recebendo ex-deputado Hélio Soares.
BRIGAR COM O MUNDO
Vereador Honorato Fernandes (foto) deve ter coçado a cabeça ao assistir, na TV, a prisão do ex-ministro Zé Dirceu, indagou ontem o vereador Francisco Chaguinhas (PSB) ao ser informado da noticia. “Agora o colega petista vai sair no tapa com todo mundo!” – disse o vereador socialista, no plenário da Câmara. Líder do PT na Casa, Honorato fica ouriçado quando alguém tenta desqualificar seus líderes.
VEM COMO CANDIDATO?
Perguntaram ao vice-governador Carlos Brandão se Aécio Neves vem ao Maranhão como candidato à sucessão de Dilma. “Ele cumprirá uma agenda de visitas aos estados do Nordeste” – explicou o vice-chefe do Executivo. “E participará de articulações do PSDB com vistas às eleições de 2016” – justificou, negando antecipação de campanha.
PARTICIPA POR FORA
O ex-secretário e ex-vereador Thiago Aroso informou essa semana que sua família não vai disputar mais cargos públicos. “Mas não sairemos da atividade política” – declarou a interlocutores, em nome da mãe Bia Aroso. Apesar dos convites, revela que sua família prefere, apoiar a pré-candidatura do amigo Caetano Jorge à Prefeitura de Paço do Lumiar.
TEMPERANDO O GOGÓ
Vereador José Joaquim (PSDB) adverte que duas próximas eleições vão desenhar novos caminhos. “A estrada ficará mais longa, aumentando os quilômetros da viagem incerta” – avisou, em conversa com jornalista no plenário da Câmara de São Luís. “Para garantir o mandato, o candidato terá que convencer, ao vivo, a sociedade” – sustentou.