Observatório do Turismo do Maranhão conclui 1ª etapa da Pesquisa do Carnaval 2025
Equipes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), estão em campo para aplicar a Pesquisa de Demanda Turística do Carnaval 2025.
A primeira etapa foi executada na quinta-feira (27) e na sexta-feira (28) da semana passada. O levantamento se propõe a conhecer o perfil socioeconômico, hábitos de consumo, percepção e experiência do turista com os equipamentos e serviços turísticos.
Durante dois dias, o levantamento foi realizado no aeroporto Marechal da Cunha Machado e no Terminal Rodoviário, em São Luís, contando com a participação voluntária de universitários do curso de Turismo e Hotelaria credenciados.
Com os questionários em mãos, os voluntários obtiveram informações de forma simples e objetiva relacionadas ao gênero, origem, faixa etária, motivo da visita, formação, renda salarial, gasto médio, onde se hospedam, que meio de transporte utilizam, ocupação, entre outros aspectos socioeconômicos dos visitantes.
O coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, Igor Almeida, ressaltou o impacto da Pesquisa ao descrever, entre outros aspectos relevantes, as características dos turistas que escolheram o estado como destino da folia.
“Por meio da pesquisa, poderemos identificar a procedência dos turistas, quantos dias ficaram na cidade, onde se hospedaram, qual o gasto médio diário, entre outras informações. Isso nos dá um norte para futuros direcionamentos de pesquisa e tomada de decisão”, explicou o coordenador do Observatório do Turismo.
Visitando pela primeira vez o Maranhão, o técnico em informática Gabriel Santana, que veio de Brasília para passar o carnaval em São Luís, falou sobre a importância da pesquisa e de sua vontade de conhecer os Lençóis Maranhenses nesse período.
“Estou vindo ao Maranhão atraído pelo Carnaval e suas belezas naturais, como, por exemplo, os Lençóis Maranhenses. Espero que, durante minha estadia no estado, eu possa ter um tempo de visitar essa maravilha da natureza. Quanto à pesquisa, ela é de grande importância, porque através desse levantamento o poder público pode definir as melhores ações para o estado. Com certeza, os gestores municipal e estadual serão abastecidos de informações no que diz respeito às melhorias que devem ser feitas”, concluiu o visitante.
A última etapa da pesquisa em campo será realizada nesta quinta-feira (06), no Terminal Rodoviário de São Luís, em três turnos: das 8h às 12h (matutino); das 14h às 18h (vespertino) e 18h às 22h (noturno). Os dados coletados durante o levantamento serão analisados e, posteriormente, tabulados pela equipe técnica do Observatório do Turismo do Maranhão. A previsão é de que o resultado seja divulgado ainda neste mês março.