Processo contra o prefeito de Anajatuba tem novo relator

O desembargador João Santana Sousa, do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), foi escolhido no final do mês de julho, como novo relator da Ação Penal nº 003/2014-GAECO, que pede a prisão e o afastamento do prefeito de Anajatuba, Helder Aragão (PMDB), suspeito de desviar R$ 13.914,048,02 dos cofres públicos por meio de fraudes em licitações e contratos. O processo foi redistribuído após desembargador Bayma Araújo, renunciar à relatoria. A partir de agora, caberá a Santana analisar os pedidos de prisão dos investigados.

foto01

foto02

LOBBY EM FAMÍLIA
Assim que assumiu o processo, o desembargador passou a ser alvo lobistas. O vereador anajatubense Luís Fernando Soares Mendes, o Fernando da Colônia (PSL), por exemplo, é um dos suspeitos de ter feito lobby junto ao deputado Edson Araújo (PSL), de quem é aliado, para ajudar a manter o prefeito no cargo. Araújo é o mesmo que tem a nora Nívea Heloísa Santana de Azevedo, nomeada em cargo comissão da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura. Ela é filha do desembargador João Santana e casada com um dos filhos do parlamentar.

QUEM É O LOBISTA?
Tido na cidade anajatubense como um dos lobistas do processo, o vereador é o mesmo que pode entrar na mira de uma operação do MPF e da PF  que investiga esquema no “Seguro-Defeso”, assistência financeira temporária concedida ao pescador profissional que exerça sua atividade de forma artesanal.

Suspeito de enriquecimento ilícito, Fernando da Colônia, conhecido pela alcunha de “Rei dos Pescadores”, antes de ser tornar vereador, já havia acumulado imóveis, que juntos são avaliados em R$ 118 mil. Ele é casado com a presidente da Colônia de Pescadores Z 31 de Anajatuba, Maria Lucilandia dos Santos Mendes, aquela que faz sucesso nas redes sociais ao ostentar sua Hilux, na foto acima.

SAIBA MAIS
Nos próximos dias o BLOG vai trazer detalhes da interferência no processo judicial. O lobby que envolve automóveis de luxo, recursos e até imóveis, tem como objetivo impedir a prisão do prefeito Helder Aragão e dos demais envolvidos na ação criminal. Aguardem!

Deixe uma resposta