Região Metropolitana de São Luís teve 657 assaltos a ônibus em 2015

onibus_com_mais_de_20_anos_de_uso_ainda_circu_423978

Sindicato dos Rodoviários divulgou dados de assaltos a ônibus em 2015

O total de 657 assaltos a ônibus foi registrado em 2015 nos quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís (Capital, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar), de acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (Sttrema).

Segundo o sindicato, houve crescimento de 291 casos em relação a 2014 – o que representa aumento percentual de 79,5% no número de assaltos. Os meses mais críticos foram outubro, com 110 assaltos registrados, seguido por dezembro, com 94, e novembro, com 81.

“Esses números se referem somente a empresas que registraram boletins de ocorrência, relatando os assaltos sofridos. A maioria não denuncia os crimes. Por isso, o número real pode ser ainda maior”, explica o presidente do sindicato, Isaias Castelo Branco.

O líder sindical reconhece o trabalho da Polícia Militar, responsável pela identificação de 150 assaltantes de ônibus, mas afirma que os dados são preocupantes. “Grande parte dos criminosos foi tirada de circulação e, mesmo assim, as estatísticas só crescem”, lamenta.

De acordo com o presidente, o sindicato vai se reunir com a Secretaria de Segurança Pública para discutir novas estratégias “na tentativa de coibir não só essa prática, mas também reduzir esses índices”, conclui.

A assessoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) informou ao G1, por meio de nota enviada às 19h01, que a Polícia Militar vem adotando uma série de medidas de combate aos assaltos no transporte coletivo.Veja a íntegra da nota abaixo:

NOTA

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) informa que têm adotado uma série de medidas a fim de inibir os assaltos a ônibus na região metropolitana de São Luís. O Comando Geral da Polícia Militar informa, ainda, que as operações Transporte Seguro, Malha Metropolitana e Saturação e Transporte Seguro Embarcado, tem sido deflagradas de forma periódica a fim de reduzir os índices de assaltos aos coletivos.

As ações consistem em barreiras policiais em vários pontos da cidade com abordagens e revistas em passageiros e no interior dos coletivos. Além desta medida, a PM têm feito ponto-base nos cinco  Terminais de Integração da Grande Ilha.

A PMMA reitera que tem realizado ações, ainda, nas avenidas dos Holandeses, Daniel de La Touche, Getúlio Vargas, Franceses, Portugueses, Guajajaras, Africanos e na MA201 e, ainda, em outros pontos estratégicos da cidade.

As Polícias Militar e Civil identificaram mais de 100 assaltantes envolvidos em assaltos na região metropolitana. Diversas prisões de autores de assalto já foram feitas.

Além das operações periódicas, a Polícia Militar já conta o incremento no efetivo de novos soldados que estão sendo empregados em diversas ações, entre elas, a de repressão aos assaltos a ônibus.

Tragédias
Entre os casos de assalto a ônibus que tiveram maior repercussão em 2015, está o do estudante Rondinely Ferreira da Costa, de 18 anos, ocorrido no mês de maio. Ele morreu após ter sido baleado na cabeça por um adolescente que entrou armado no coletivo e pediu o celular do jovem. A vítima usava fones de ouvido e não teria escutado a ordem do suspeito.

No mês de junho, um passageiro não identificado reagiu ao assalto a um ônibus matando o suspeito – um adolescente de 16 anos, e a passageira Alessandrina Alves Rodrigues, 19. O caso aconteceu quando o coletivo passava pela Ponte José Sarney, que liga o bairro do São Francisco a Avenida Beira Mar, em São Luís.

Deixe uma resposta