Secretário é acusado de receber propina para autorizar derrubada de árvores em Santa Rita
O servidor público Carlos Alberto Veras Dias, secretário adjunto do Meio Ambiente e Recursos Naturais da Prefeitura de Santa Rita, está sob fogo cruzado. Ele foi citado por moradores do povoado São Jose do Enfez – em conversas com o titular do blog na manhã desta sexta (30) – como o pivô do escândalo que pode, inclusive, resultar em condenações por crimes ambientais caso seja comprovado o seu envolvimento no escândalo de corrupção.
De acordo com informações obtidas pelo blog, partiu do auxiliar do prefeito Antônio Cândido Santos Ribeiro, o Tim (PRB), a autorização para o desmatamento de mais de dez árvores centenárias naquela comunidade, para, supostamente, dar lugar a um empreendimento particular, de propriedade de um homem identificado por Benedito Mendes.
A denúncia que será apresentada ao Ministério Público Federal, na próxima semana, aponta para indícios de supostos pagamento de propina na concessão da licença para que as arvores centenárias do tipo mangueiras fossem desmatadas dentro da legalidade. A suspeita é ainda maior porque quem assina o documento é justamente o secretário adjunto que não teria poderes para assinar a licença.
O incidente lamentável demonstra a total falta de compromisso do governo do prefeito Tim com o meio ambiente. Os moradores afirmam que o crime ambiental também será denunciado à Justiça e os envolvidos poderão responder pelas práticas criminosas.