Servidores do TJMA fazem mega carreta e continuam em greve até audiência de conciliação
Os servidores do Poder Judiciário que completam no dia 13 de outubro um mês de Greve Geral pelas Perdas Inflacionárias no índice de 6,3%, realizaram na manhã desta quarta-feira 11 de novembro, uma mega carreata pelas ruas de São Luís.
Os servidores, muitos de várias Comarcas do interior do Estado que vieram em Caravanas, saíram do Fórum de São Luís em carreata em direção ao Tribunal de Justiça do Estado (TJMA).
Assim que chegaram na Avenida Beira Mar, barreiras militares, por ordem da Presidente do Tribunal de Justiça desembargadora Cleonice Freire ainda tentaram impedir a passagem dos servidores que estavam indo em direção a Praça D. Pedro II. –
Ao término da carreata, os servidores participaram de Ato Público em protesto contra o auxílio moradia para juízes e desembargadores, pela nomeação de novos concursados, por eleições diretas nos cargos do Tribunal, pelo imediato cumprimento da Resolução 88 do Conselho Nacional de Justiça, e pelo respeito ao direito de Greve dos servidores públicos do Estado.
Os servidores em seguida conseguiram do Secretário de Governo Márcio Jerry e do Secretário de Segurança Jeferson Portela, por autorização do Governador Flávio Dino, subir a rampa do Palácio dos Leões, rumo à Praça Benedito Leite.
Os servidores realizaram Assembleia Geral Extraordinária no auditório da Associação Comercial do Maranhão, e decidiram por unanimidade pela continuidade do movimento paredista até o dia 20 de novembro, quando será realizada a Audiência de Conciliação convocada pelo Desembargador Jamil Gedeon com representantes do Governo do Estado, da Procuradoria Geral do Estado-PGE, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB/MA, da Secretaria de Planejamento do Estado-Seplan, do Tribunal de Justiça e do SINDJUS-MA para tentar um consenso que ponha fim à Greve Geral dos servidores.
“Realizamos a Assembleia e a categoria decidiu continuar em Greve até que tenhamos um acordo satisfatório, e esperamos que esse acordo seja concretizado na Audiência de Conciliação e com a garantia de que nenhum servidor será punido por ter participado da greve para garantir o seu direito constitucional que é o pagamento das perdas inflacionárias de 2014”, disse Aníbal Lins, Presidente do SINDJUS-MA.
Os servidores já enfatizaram e deixam bem claro que estão abertos ao diálogo, desde que o Tribunal de Justiça se comprometa a realizar a implantação do índice de 6,3% que correspondem as Perdas Inflacionárias.
O SINDJUS-MA nesta quinta-feira 12 de novembro, a partir das 8 horas da manhã, dão continuidade as atividades da Greve Geral no Fórum de São Luís. Os servidores também estão realizando uma campanha voluntária de arrecadação de alimentos não perecíveis com os servidores em Greve, que serão revertidos para instituições de caridade.
O ponto de recebimento dos alimentos são os locais de concentração do movimento paredista, em frente ao Tribunal de Justiça ou no Fórum do Calhau, em São Luís, e nos fóruns das comarcas do interior do Estado, durante os dias de paralisação, ou então na sede do SINDJUS-MA.
Mensário da Greve Geral
O SINDJUS-MA convida a todos os servidores para no dia 13 de Novembro – dia em que o movimento grevista estará completando 1 mês – para juntos se unirem em protesto e cortarem um bolo de 30 metros e 30 velinhas na porta do TJMA.
Carreata em Imperatriz
Na próxima terça-feira 17 de novembro os servidores em Greve realizarão uma nova carreta em Imperatriz com todas as comarcas da região Tocantina. Em breve será divulgada a programação completa das atividades no Sul do Maranhão