Unidade de grupos pode ser decisivo nas eleições de 2026 no MA
Depois da divulgação da pesquisa feita pelo Instituto Quaest, nesta semana, sobre o cenário para a disputa pelo Governo do Maranhão, algumas observações precisam ser feitas.
ntre as observações pertinentes é que a unidade, de um lado ou do outro, pode ser determinante para o resultado da eleição de 2026.
No grupo político do governador Carlos Brandão (PSB), a pesquisa apresentou dois nomes: o vice-governador Felipe Camarão (PT) e o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (PSB). Camarão apareceu com 19% e Orleans com 9%, somados os dois chegariam a 28%.
Já o grupo dos opositores ao Governo Brandão, dois nomes estavam na pesquisa: o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com 33% e o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Novo) com 16%. Se houvesse uma união de forças, os opositores teriam 49%, bem perto de uma vitória ainda no 1º Turno.
É óbvio que esse é o cenário atual e muita coisa pode mudar, afinal estamos há um ano e seis meses da eleição de 2026. No entanto, pelo cenário de momento, o grupo que tiver a capacidade de unir, pode se tornar muito forte na disputa do ano que vem