Valéria Lauande diz que não faz promessas que extrapolam limites da competência da OAB
A advogada Valéria Lauande, candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão, fez um comentário no perfil de sua rede social, em que critica o candidato da oposição pelas promessas que extrapolam limites da competência da OAB. Nas entrelinhas, Valeria deu a entender que as propostas oposicionistas, são promessas eleitoreiras, realizadas com a intenção de iludir os eleitores.
“Não assumo compromissos cuja realização extrapola os limites da competência da OAB. Sou responsável e coerente em tudo o que faço. Não poderia ser diferente nesse momento”, declarou a candidata.
Valeria que também é conselheira federal, por conhecer de perto o dia a dia da entidade, soube detalhar as suas propostas e garante que a realização de cada uma é possível.
“O dia a dia da advocacia me permitiu conhecer a realidade da profissão. O trabalho na OAB me proporcionou a oportunidade de conhecer como funciona essa instituição. Nossas propostas foram estudadas e debatidas com advogados de diversos segmentos e afirmo que sua realização é possível. Não são promessas eleitoreiras, realizadas com a intenção de iludir os eleitores”, afirmou.
Dentre as propostas apresentadas por Valéria, estão a criação de um Centro de Apoio Integrado às Prerrogativas, com plantão físico permanente e à distância para atendimento aos advogados com prerrogativas violadas; bem como o desenvolvimento e aprimoramento de um aplicativo eletrônico para a realização de denúncias on-line via smartphones, isto em caso de violação de prerrogativas.
Outras propostas destacadas pela candidata foram a criação do Conselho Consultivo Jovem da OAB; a redução progressiva de anuidades para advogados iniciantes; criação do parcelamento diferenciado para inserção de jovens advogados na OAB: taxas da carteira do órgão e do cartão para a primeira anuidade.
A candidata defende ainda a ampliação e modernização das Salas de Advogados nas Comarcas, adaptando-as ao processo eletrônico, com formação de multiplicadores cadastrados para auxílio permanente aos advogados. Ela também destacou projetos visando à fiscalização da produtividade e morosidade judicial através da Comissão de Acesso à Justiça, com atuação junto às Corregedorias; além da luta pela ampliação dos quadros das Defensorias e das Procuradorias com remunerações e condições dignas.
“Por essas razões é que submeto a minha candidatura aos colegas advogados. Pedindo votos que me permitam ter a oportunidade de tornar concretas as propostas que apresento e submeto ao exame de todos”, concluiu.
QUANDO OCORRE A ELEIÇÃO?
Marcada para o dia 20 de novembro, o pleito vai definir os nomes para a diretoria da OAB, dos novos conselheiros seccionais, conselheiros federais e diretores da Caixa de Assistência aos Advogados do Maranhão (CAAMA).