Carnaval se despede com novidades aprovadas pelos foliões

O carnaval do Maranhão chegou ao fim nesta terça-feira (21), após cinco noites de festas exultantes cheias de criatividade, esplendor e a alegria do retorno pleno das festividades após a pandemia.
Como bem lembrou o jornalista Marco D’Eça, pelo menos duas novidades implantadas pelo governo Carlos Brandão (PSB) devem fortalecer o carnaval de São Luís nos próximos anos.
O circuito Litorânea e a festa começando desde o início da manhã marcaram o período momesco de 2023 e consolidaram o novo roteiro da folia, que já havia sido modificado em 2019, ainda no governo Flávio Dino (PSB), com a implantação do Circuito Beira-Mar.
Até 2018, o carnaval de São Luís se limitava ao Anel Viário, com a passarela do samba, e ao carnaval de rua, no antigo Circuito Madre Deus/São Pantaleão; este roteiro foi perdendo espaço ao longo do tempo, pela dificuldade de estacionamento e mobilidade dos foliões de outros bairros.
Foi quando Flávio Dino criou o circuito Beira-Mar, que uniu a beleza da orla marítima com a história do centro colonial, criando um dos mais belos cenários da folia em todo o país.

Em 2020, último ano do carnaval antes da pandemia, Flávio Dino ainda tentou criar outro circuito, o da Areinha, mas a falta de infraestrutura do local acabou por não ajudar.
Com a inauguração do novo trecho da Avenida Litorânea, agora chegando até ao Olho D’Água, Carlos Brandão começou a testar este circuito com as festas de fim de ano; aprovado pelo público, o local virou também circuito de carnaval.
E trouxe uma outra novidade: o horário de início das apresentações agora é pela manhã, aproveitando a movimentação nas praias.
Novidades que devem ganhar mais força ao longo dos próximos anos de retomada da cultura maranhense.
Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.