Possível federação entre PSB e PDT fortalece Duarte Jr.
Grupo que ainda pode contar com o Solidariedade também pode “unir” rivais de 2020 e 2022 no Maranhão

Na disputa pela presidência do Brasil, a formação de federações conseguiu unir paridos que “pensam iguais” [ou quase iguais], a exemplo de PT, PV e PCdoB. Essa união, no Maranhão, colocou membros da família Sarney no grupo do ex-governador Flávio Dino.
Agora, com a aprovação, nesta quinta-feira, 9, por parte do PSB para que o partido possa integrar uma federação com PDT e Solidariedade, a composição entre as legendas fica cada vez mais próxima, mas pode causar divergências.
No estado, os partidos viveram em “pé de guerra” nas eleições de 2022, pois tanto os pedestistas, quanto os socialistas, bem os solidariedaristas lançaram candidaturas próprias ao governo. O PDT teve a candidatura de Weverton, o PSB lançou Brandão e o Solidariedade teve Simplício como candidato.
Formalmente, PDT e Solidariedade que devem incluir o grupo com o PSB ainda não decidiram por iniciar as conversas internas para a federação partidária.
A ideia, caso saia do papel, pode unir rivais das eleições de 2020. De um lado, Duarte e Bira, hoje estão no mesmo partido. Eles, porém, devem se juntar ao outro lado, fazendo companhia aos pedetistas Raimundo Penha, Osmar Filho e ao próprio Weverton, que apoiaram no primeiro turno a candidatura de Neto Evangelista, mas no segundo turno, manifestaram apoio à candidatura de Braide contra Duarte.
Como a federação tem efeito nacional, caso ela venha sair do papel, quem tende a se fortalecer é o próprio Duarte que deverá ter em seu palanque antigos rivais do passado.

Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.