Greve de ônibus em São Luís chega ao seu terceiro dia

A greve no transporte público na Região Metropolitana de São Luís entra no 3º dia e a capital maranhense, além dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa continuam sem ônibus nesta quinta-feira (27).

O Sindicato dos Rodoviários reivindica a assinatura do Acordo Coletivo de 2023 e o reajuste salarial de 7% para a categoria.

O SET alega falta de recursos para garantir os salários e o o reajuste dos rodoviários e que aguarda o repasse dos subsídios pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado.

A Prefeitura de São Luís afirma que o repasse do subsídio está condicionado a melhorias no sistema que não vem sendo feitas pelos empresários, pois a reclamação dos usuários é constante. Sequer os ônibus estão circulando com ar-condicionado ligados desde o início da pandemia da Covid-19.

O Governo do Maranhão por meio da MOB negocia o pagamento do subsídio que estaria em atraso há 4 meses.

Revisão

Ontem, o prefeito Eduardo Braide concedeu entrevista coletiva e anunciou que está encaminhando Projeto de Lei à Câmara de Vereadores para revisão o contrato de concessão do transporte público e reafirmou que não haverá reajuste de tarifas e voltou a condicionar o repasse do subsídio aos empresários a melhorias no sistema de transporte público.

Acordo

O Governo do Maranhão por meio da MOB promete regularizar o repasse do subsídio em atraso e mantém conversas para tentar resolver o impasse. Em reunião ontem, com os sindicatos que representam as duas categorias, o presidente MOB, Adriano Sarney prometeu repassar os recursos em atraso.

Semiurbanos

Segundo o SET, mais de 70 linhas de ônibus do Sistema Metropolitano (30%) ,os ônibus semiurbanos voltam a circular hoje, a partir do meio-dia e farão trajeto estendido até o Centro de São Luís e vice versa

Justiça

A Justiça do Trabalho determinou a circulação de 70% da frota de ônibus, mas todos os veículos permanecem nas garagens há três dias.

Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.

Deixe uma resposta