Fufuca vira pesadelo para Weverton na disputa por vaga ao Senado
A articulação do ministro do Esporte do governo Lula, André Fufuca (PP), para viabilizar seu nome na disputa por vagas ao Senado com o apoio do atual presidente da República, virou um verdadeiro pesadelo ao senador Weverton Rocha (PDT), que vai buscar a renovação do mandato nas eleições de 2026.
Após se elegeu três vezes deputado federal desde 2014, Fufuca pretende concorrer ao cargo de senador e pretende disputar uma das duas vagas ocupadas por Weverton e Eliziane. O ministro, porém, enfrentará um cenário concorrido.
Hoje, além dos dois senadores que pretendem buscar a reeleição, o governador Carlos Brandão (PSB) também vem se colocando como pré-candidato ao cargo. Weverton e Eliziane precisarão renovar seus mandatos em 2026. Já Brandão, que está em seu segundo mandato como governador, não poderá tentar reeleição e também deseja concorrer ao Senado.
O sistema utilizado nas eleições para o cargo de senador é o majoritário. É eleito o candidato que obtiver o maior número dos votos apurados no estado em que concorre. O mandato dos senadores é de oito anos, mas as eleições para o Senado acontecem de quatro em quatro anos. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras.
Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.