Barra do Corda é alvo de ação da PF por fraude na compra de livros

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira (3), uma operação para investigar uma suposta fraude na aquisição de 7.100 livros pela Prefeitura de Barra do Corda.

A ação da PF cumpriu mandados de busca e apreensão, além do afastamento de servidores e agentes políticos de suas funções, conforme decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Entre os alvos da decisão está o vereador Ramon Júnior, afastado do mandato. Servidores municipais também foram retirados de suas funções por um período de 90 dias. Além de Barra do Corda, mandados foram cumpridos em Presidente Dutra (MA), Fortaleza (CE) e no Distrito Federal.

A investigação apura um suposto desvio de R$ 5,5 milhões da Secretaria Municipal de Educação para a compra de livros didáticos entre 2021 e 2023.

Conforme informações da Controladoria-Geral da União no Maranhão (CGU/MA), há indícios de que servidores e empresários atuaram em conluio para direcionar licitações relacionadas à aquisição dos materiais.

A CGU/MA identificou que os contratos foram financiados com recursos oriundos de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) e apresentavam indícios de superfaturamento.

Uma análise técnica federal apontou que a quantidade de livros adquiridos superava o número de alunos matriculados na rede municipal, sugerindo que parte dos materiais pagos não foi entregue.

Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.

Deixe uma resposta