Brandão nomeia Graça Amorim como nova desembargadora do TJ
O governador Carlos Brandão nomeou Maria da Graça Amorim como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA). A nomeação foi assinada nesta terça-feira (7), a partir da eleição feita pelo chamado “Quinto Constitucional”, que reúne votos de membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) e do Ministério Público do Maranhão (MP-MA).
A decisão reforça, mais uma vez, o olhar de inclusão do chefe do Executivo ao optar por uma mulher para assumir cargo de destaque no Maranhão, a exemplo do que ocorreu com a definição da deputada Iracema Vale à frente da presidência da Assembleia Legislativa e da nomeação de Flávia Gonzalez para o Tribunal de Contas do Estado, ambas, também, de forma pioneira.
Agora, Brandão escolhe Maria da Graça Amorim para o TJ-MA, a primeira mulher nomeada por um governador maranhense como desembargadora pelo Quinto Constitucional. A lista tríplice ainda era composta pela procuradora Maria Luiza Ribeiro Martins e o promotor de Justiça Pablo Bogéa Pereira Santos.
Carlos Brandão destacou que a escolha exigiu tempo para ser bem refletida, diante da qualidade dos três candidatos eleitos pela OAB-MA e pelo MP-MA no Quinto Constitucional.
“Todos os candidatos da lista tríplice têm profunda competência e seriedade com o trabalho que já desenvolvem. Contudo, a experiência de Maria da Graça irá se somar ao perfil de trabalho eficiente que o Tribunal de Justiça do Maranhão vem realizando. Desejo a ela muito sucesso em sua nova missão”, frisou Brandão.
Graça Amorim afirmou que irá levar sua longa experiência no Ministério Público para Magistratura, com gratidão a todos que lhe deram o voto de confiança: “Meu coração transborda de alegria por poder exercer a jurisdição, mantendo a mesma integridade, celeridade e independência que marcaram minha atuação no Ministério Público”, ressaltou.
Perfil da desembargadora
Graça é viúva de Leomar Amorim, que foi desembargador federal do TRF1 de 2004 a 2014. Natural de São Luís e formada pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), é promotora há 32 anos, e entrou no Ministério Público do Maranhão em 1992.
Ao longo da carreira no MP-MA, atuou e oficiou por mais de três décadas nas comarcas de Codó, Timbiras, Timon, Itapecuru-Mirim e São Luís. Também fez parte do Conselho Nacional do Ministério Público por requisição do procurador-geral da República.
Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.