COLUNA PONTO & CONTRAPONTO
ELE VEM AÍ!
O ex-vereador Fábio Câmara já articula uma passagem do presidenciável Jair Bolsonaro pelo Maranhão, antes mesmo das convenções de julho e agosto. “Tio Fábio”, que virou case da campanha de 2016, será um dos pré-candidatos do PSL na disputa por uma das 42 vagas da Assembleia Legislativa.
GLICERINA
Com a entrada de Pastor Bel (PSDC) na lista de pré-candidatos ao Senado, o racha na Igreja Assembleia de Deus ficou exposto. Quem tentou apagar o fogo usou gasolina, e as chamas ficaram maiores. É clara a divisão interna. Na agremiação onde a deputada Eliziane Gama (PPS) impõe liderança, Bel circula como o nome novo, capaz de fazer história no segmento evangélico na politica. Uma batata quente que pode cair nas mãos da cúpula da igreja.
VITRINE
Território livre, a internet virou a maior vitrine dos pré-candidatos. Nas redes sociais, os ideais mostrados falam de cuidar das pessoas, festas, realizações feitas com dinheiro público, muitos abraços e criancinhas no colo. Mas há quem prefira outros formatos, levantando apenas a bola da honestidade. Para si, claro.
DERROTA
A saída dos deputados federais Zé Reinaldo e Waldir Maranhão, ambos agora no PSDB, da base aliada ao governador Flávio Dino (PCdoB) explica a primeira derrota do comunista em Brasília neste ano. Na quarta (11), Luana Costa (PSC) foi eleita a nova coordenadora da bancada maranhense no Congresso. Ela obteve 11 votos, contra 10 de Cléber Verde (PRB), candidato apoiado pelos aliados de Dino. O voto é secreto, que fique claro, mas não é difícil deduzir em quem Zé Reinaldo e Waldir Maranhão votaram…
METADE
Além disso, a chegada de Tavares e Maranhão à oposição ao governo Flávio Dino encorpou as denúncias contra o comunismo. E a movimentação de deputados, prefeitos e vereadores em relação ao governo também ganhou novas nuances. Para se ter ideia, a bancada hoje tem nada menos que nove deputados ligados a Dino e outros nove de oposição.
ACABOU?
A morte do médico Mariano de Castro pôs sombra sobre outros dois fatos do governo Flávio Dino. Nos últimos dias, o comunista sofria forte pressão por causa do desprezo demonstrado pelos desabrigados das enchentes e sobre os custos da viagem de apoio a Lula a Curitiba. Mas especialistas apontavam simples e diretamente, na sexta-feira, após a divulgação da morte: “O governo acabou!”.
DRAMA
Há anos o interior do Maranhão não era castigado tão fortemente pelas chuvas. Já são oito as cidades em situação e emergência e mais de 1.200 pessoas atingidas. Pedreiras é uma das cidades mais afetadas, com mais 513 famílias prejudicadas. Dessas, 180 tiveram de se mudar para abrigos. Em Trizidela do Vale, 265 famílias tiveram suas casas invadidas pelas águas. Dados da Defesa Civil mostram, ainda, situação difícil em Codó, onde 272 pessoas foram afetadas pelas chuvas, incluindo 81 crianças e 19 idosos.
CONVITE
O vereador Osmar Filho (PDT), pré-candidato a presidência da Câmara de São Luís revelou que convidou o atual presidente Astro de Ogum (PR), para que juntos façam uma composição e lancem uma chapa única. O pedetista seria o presidente e o republicano seria o vice-presidente. De acordo com Osmar, Astro recebeu a proposta, mas não deu nenhuma resposta. Informou que iria pensar e depois responderia.
São Luís, 15 de Abril de 2018.
Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.