Com Braide, PDT quer completar 3 décadas de domínio
A tentativa do Partido Democrático Trabalhista (PDT), em se perpetuar no poder em São Luís, fracassou com o deputado Neto Evangelista (DEM), que ficou em terceiro lugar com menos de 100 mil votos.
No entanto, o partido encontrou uma outra forma de completar três décadas de domínio na Prefeitura da capital maranhense: resolveu apoiar o deputado Eduardo Braide no 2° turno da eleição.
Braide, teria comemorado a adesão de lideres da sigla, mas ficou preocupado com a repercussão negativa que a aliança poderia causar. Aquilo que o candidato do Podemos temia – sofrer com o desgaste da adesão – acbou sendo confrimado pela pesquisa do Ibope. Ou seja, pela amostragem, a aliança não foi um bom negócio.
A preocupação de Braide tem um motivo: os dados históricos mostram a hegemonia do partido no controle da capital maranhense. Segundo registros obtidos pelo blog junto à Justiça Eleitoral, o PDT obteve sua primeira vitória em 1989 com Jackson Lago.
Jackson Lago assumiu a Prefeitura por três vezes ao longo de dez anos, Tadeu Palácio outras duas por seis anos, Edivaldo Holanda Jr também duas em seis anos e Conceição de Andrade uma vez, por quatro anos.
Uma soma básica revela que estes cinco prefeitos, todos filiados ao PDT, ocuparam a Prefeitura por 26 anos. A única exceção da regra é o ex-prefeito João Castelo que, apesar de não ter sido filiado ao partido, foi apoiado por Jackson Lago nas eleições de 2008 e contou com o apoio do partido em grande parte do seu mandato.
Curioso, é que além de receber o apoio do PDT, Braide já contava com apoio de Conceição Andrande. Agora, para completar três décadas domínio, os pedetistas apostam na eleição do candidato do Podemos no próximo dia 29.
Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.
1 Comment