Divergência em certidões de Fred Campos gera dúvida

Prefeito eleito em Paço do Lumiar apresentou o mesmo documento com três informações diferentes, quando disputou as eleições de 2020, 2022 e 2024.

Após um cruzamento com base nas últimas três eleições – 2020, 2022 e 2024 – foi possível detectar que um dado fornecido por Fred Campos (PSB) no ato de registro formal de sua candidatura passou a levantar questionamentos recentemente.

Ao confirmar seu nome na corrida à Prefeitura de Paço do Lumiar, Fred apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) uma certidão para fins eleitorais que apontava a existência de um processo em tramitação na 1ª Vara de Caxias. Como o número do documento aparece censurado não é possível constatar a veracidade da certidão.

No entanto, quando registrou candidatura a deputado federal em 2022, certidão semelhante apresentava a existência de dois processos: um na 1ª Vara de Caxias e outro no Juizado Especial Cível e Criminal de Paço do Lumiar.

O problema é que outra certidão para os mesmos fins, apresentada por ele em 2020, no ato do registro da candidatura a prefeito daquele pleito, comprovava somente a existência do processo no Juizado Especial Cível e Criminal do município luminense.

Conforme os dados disponíveis no sistema de registros de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – o Divulgacand, cabe uma simples pergunta:

Afinal, como é possível, em um interregno de cinco anos, um candidato registrar três candidaturas apresentando a mesma certidão com informações divergentes?

Em relação ao pleito de 2024, por que Fred tentou esconder – em sua certidão apresentada à Justiça Eleitoral – que é investigado em um processo que tramita há cinco anos e estaria caminhando para um desfecho final na Comarca Luminense?

Segundo o blog apurou, Campos não apresentou certidão de objeto e pé para fim de aferição de eventual causa de inelegibilidade na ação penal que o investiga por suposta falsificação ou alteração de documento público para fins eleitorais.

A Ação Penal Eleitoral é resultado de uma denúncia apresentada pelo Ministério Público, no dia 09 de dezembro de 2019, bem antes do pleito de 2020. A investigação tramita na Justiça Eleitoral sob o nº 0600002-81.2019.6.10.0093.

A certidão de objeto e pé é justamente o documento que resume as principais informações de um processo judicial, como o seu objeto, a fase em que se encontra e as partes envolvidas. Esse documento pode ser solicitado por qualquer pessoa interessada, desde que o processo não envolva segredo de justiça. A secretaria da unidade judiciária responsável pelo processo é a responsável pela emissão da certidão.

Veja aqui a certidão de 2020

Baixe aqui a certidão de 2022

Confira aqui a certidão de 2024

Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.

Deixe uma resposta