Excesso de indecisos pode impedir turno único na eleição em São Luís

São Luís chega ao pontapé inicial da disputa eleitoral deste ano, com as convenções partidárias para escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, com um número de indecisos elevado demais (com quase 40% levando em conta a margem de erro) para que se possa cravar com certeza se a disputa vai ou não ser finalizada em turno único.

Aos olhos de algumas pessoas que militam na política ludovicense, a próxima sucessão municipal tende a ser polarizada entre o prefeito Eduardo Braide (PSD) e o deputado Duarte Júnior (PSB). Sustentam isso, por exemplo, com base em diferentes institutos que mostram os dois em vantagem sobre os adversários nas pesquisas estimuladas — aquelas em que os entrevistados são apresentados a uma lista de possíveis candidatos e instados a escolher um deles.

No entanto, levantamento do Datailha, que foi divulgado nesta segunda-feira, 22, trouxe um dado importante que passou despercebido no cenário espontâneo, quando não são apresentados nomes dos candidatos e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando é questionado em quem pretende votar.

Nesse ponto, a amostragem revelou que 36% dos eleitores ainda mostraram-se indecisos em relação ao nome do próximo gestor do município. Ou seja, faltando menos de três meses para o pleito, os indecisos estão em nível muito alto.

Isso quer dizer que quase 40% dos eleitores de São Luís ainda não tomou uma decisão firme de escolha do candidato. Pode haver grandes mudanças no quadro majoritário a depender da articulação e dos programas dos candidatos que serão veiculados no rádio e na TV.

Pelo menos até aqui, quem ainda polariza com Braide é aquele que “não sabe” e “não respondeu”. Neste quesito, o cenário é mais preocupante, principalmente, para o mandatário ludovicense, que deverá representar o governo na disputa.

Se “ninguém” deseja votar para a continuação da gestão municipal é provável que “nenhum” legado importante o prefeito esteja deixando para o povo. Ou talvez esteja faltando mesmo é empatia por parte do prefeito com o eleitorado da capital.

Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.

Deixe uma resposta