Grupo de Velten sofre virada e perde presidência do TRE
Com apoio de ala liderada pelo presidente do TJMA, Froz Sobrinho, desembargadora Francisca Galiza obteve 16 votos, contra 14 do desembargador Ronaldo Maciel, que tinha apoio do ex-presidente Paulo Velten.
A eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), ocorrida na tarde de ontem, não foi o único processo de escolha envolvendo os poderes que terminou de maneira inusitada.
Na mesma data, os magistrados do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) escolheram o magistrado que vai comandar o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) no pleito eleitoral de 2026, em um processo marcado por uma virada surpreendente.
Na ocasião, dois candidatos disputavam a sucessão do desembargador José Gonçalo Filho no comando da Corte Eleitoral maranhense: a desembargadora Francisca Galiza, com apoio de ala liderada pelo presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho; e o desembargador Ronaldo Maciel, que tinha apoio do ex-presidente Paulo Velten.
Após abrir o placar com um começo avassalador de 10 a 0, Ronaldo Maciel sentiu o baque, tomou a virada e não conseguiu reagir, perdendo a disputa por 14 votos contra 16 da adversária. Inicialmente, a magistrada ocupará o cargo de corregedora, passando a presidir a Corte eleitoral no ano seguinte, 2026, quando então comandará as eleições.
Após a conclusão do processo, o grupo liderado por Velten transformou a sessão plenária administrativa do Órgão Especial em um espetáculo repleto de ironias. Em um dos momentos, um dos integrantes da ala chegou a afirmar que a ‘sociedade maranhense’ perde com a escolha de Galiza para comandar a Justiça Eleitoral em 2026.
Nos bastidores, Velten também confidenciou aos aliados sua insatisfação com seu sucessor na presidência, classificando Froz como um traidor. Como se pode notar, os processos de escolhas tanto no Legislativo quanto no Judiciário foram marcados por grandes conflitos e intensas emoções.
Confira como foi a votação:
Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.