Jota Pinto vai encerrar carreira como ‘vice’ de vereador

O presidente da Câmara de São José de Ribamar, Dudu Diniz (Cidadania), mostrou como se trata um político “rebaixado” para a quarta divisão política. O chefe do Legislativo ribamarense convidou o atual secretário Adjunto de Articulação Política do Maranhão, Jota Pinto (Podemos), para ser seu ‘vice’ em sua ‘aventura kamikaze’ de disputar a sucessão municipal.

Ex-vereador de São Luís, ex-deputado estadual, ex-secretário municipal e atual Adjunto da Secap, Jota Pinto se impôs o desafio de, aos 59 anos, encarar mais uma vez as urnas em busca de novo mandato eletivo: o de “vice” do vereador. O problema, entretanto, é que a trajetória não ajuda. Demonstrando certa “alergia” a voto, Pinto que nunca foi “duro” nas urnas, venceu apenas uma única eleição das 7 que concorreu em quase 20 anos de vida pública.

De 2004 a 2022, ele foi eleito apenas em 2010 como deputado estadual. Perdeu em 2004 e 2008 como vereador por São Luís, mas assumiu a cadeira no Parlamento ludovicense, depois que o então vereador Cléber Verde se elegeu deputado em 2006.

Jota também fracassou em 2014, 2018 e 2022, na tentativa de voltar para a Assembleia Legislativa. Em 2020, ficou na quarta colocação na disputa para prefeito na cidade ribamarense com míseros 12,20% (9.262 votos).

Exatamente pelos fracassos que vem “colecionando” na carreira política, muitos ribamarenses acham – alguns com certo desdém -, que Jota Pinto usa o anúncio da “vice” do vereador aventureiro como “blefe”. Ele sabe, por exemplo, que é mais fácil voltar a ser deputado – com uma provável eleição de Cascaria em Pedreiras – do que virar ‘vice-prefeito’ de um desconhecido da maioria do eleitorado da cidade balneária.

O “blefe” fica mais consistente quando se busca respostas para duas importantes perguntas: como Jota Pinto faria em relação a questão partidária? Ele teria coragem de deixar o Podemos – que hoje é o partido do prefeito Dr. Julinho – e perder a chance de assumir na Assembleia em caso de sucesso do titular da cadeira na disputa municipal? É pouco provável. Quem o conhece garante que ele não vai ‘pendurar as chuteiras’ como um “vice” de vereador. (Com informações do Maranhão de Verdade)

Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.

Deixe uma resposta