Moradores de Altamira questionam nomeação de parentes de prefeito e secretários

O município de Altamira, no Oeste Maranhense, é um dos muitos do Maranhão que sobrevivem com poucos recursos e muitos problemas enfrentados pela população em áreas básicas, como Saúde, Educação e Infraestrutura.

A falta de empregos também é um problema para a população. Quer dizer, não para toda a população. Por lá, um fato tem chamado a atenção: o elevado número de nomeações de parentes do prefeito Ricardo Almeida Miranda (PDT) e de secretários para diversos cargos do primeiro está causando burburinho na cidade.

Enquanto a população pena com falta de serviços e emprego, prefeito acolhe seus parentes e dos secretários na prefeitura, transformando sua administração numa ‘grande família’.

Segundo relatos feitos ao Blog do Antônio Martins, no caso do prefeito, o pai dele José Miranda Almeida, que é médico, foi nomeado para trabalhar 40h semanais na Unidade Básica de Saúde de Altamira, localizada na sede; e na Unidade de Saúde Antônio Alves de Assis, no povoado Caldeirão, zona rural do município. O problema é que servidores das unidades afirmam que não há registro de um dia sequer em que o pai de Ricardo tenha colocado os pés para ‘trabalhar’ pelo menos uma hora/dia nessas unidades.

O secretário de Saúde, Will Valle, também imitou o chefe e fez inveja aos servidores com a nomeação da mãe Maria da Cruz do Vale Nascimento no governo da ‘grande família’. Além de professora contratada da rede estadual de ensino, Maria da Cruz presta serviço na pasta do filho na condição de profissional de Educação Física, com carga horária de 40h semanais, sendo que na escola da rede estadual ela trabalha no turno matutino com a mesma carga horária. Para dar conta dos dois empregos, Maria teria que ser onipresente, algo que é impossível.

Além da mãe, o secretário Will do Vale também foi generoso com o primo Francisco James do Vale, conseguindo uma nomeação para atuar como enfermeiro da rede municipal de saúde. O titular da pasta da saúde não se esqueceu das duas primas, Bruna Caroline Rodrigues Nascimento e Elma Gleice Nascimento de Oliveira, nomeadas em cargos estratégicos na Secretaria.

“Eu acho que isso é um absurdo. Esses políticos só pensam somente em beneficiar os familiares deles. Os outros ele deixou de fora”, declarou um morador da cidade que preferiu não se identificar. “O nepotismo é grande. A maioria dos cargos de confiança hoje é ocupado por algum parente do prefeito, secretários ou vereadores”, completou.

FAMÍLIA UNIDA E OURIÇADA POR CARGOS
Quem também não esqueceu os parentes foi o secretário de Planejamento, Ivan Costa Silva. Seu filho, Ivan Costa Silva Júnior e seu irmão Ivanilson Costa Silva, que são enfermeiros, também são contratados da Secretaria Municipal de Saúde. O secretário de Obras, Teodoro Batista, arranjou um jeitinho e colocou seu filho, Hiago da Silva de Morais, que é recém-formado em Fonoaudiologia e foi contratado pela Secretaria de Saúde.

Se o prefeito e os secretários podem nomear os parentes, sabe quem também não ficou de fora da ‘farra cabide’ de emprego? Eles mesmos, os parentes de vereadores que ocupam cargos de direção nas escolas da rede municipal e em outras repartições da prefeitura.

Em Altamira é assim: não precisa ganhar na mega-sena, basta ser amigo do prefeito ou parente de alguém ligado a ele para entrar na ‘grande família’ que é unida e muito ouriçada por cargos públicos. Se o Ministério Público Estadual não fraquejar, além de ser obrigado a exonerar servidores por práticas de nepotismo, prefeito, secretários e vereadores podem responder por improbidade administrativa.

Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.

Deixe uma resposta