‘Ô Abre Alas’ para racha entre Dino e Brandão passar

A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa prevista para ocorrer, nesta quarta-feira (1º), abre a temporada de Carnaval em grande estilo.
O pleito na Casa do Povo pode virar a música “Ô Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga, a primeira marchinha feita por uma mulher no Brasil. É nesse ritmo que pode ser eleita a primeira mulher para comandar o Palácio Manuel Bekcmam. Explico toda a confusão!
Faltando um dia para o pleito, a chapa de Iracema Vale (PSB) ainda não foi fechada. Conflitos internos por acordos não cumpridos têm dificultado as articulações no grupo governista.
Duas vagas na mesa e mais a Secretaria de Representação Institucional do Maranhão em Brasília são o motivo aparente do conflito interno no grupo do governador Carlos Brandão.
Este grupo, por sinal, está a cada dia mais dividido. Os governistas mais ligados a Brandão decidiram avançar nos cargos da mesa diretora com o objetivo de isolar os aliados ligados ao ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB).
Pelo acordo firmado para a desistência de Othelino Neto (PCdoB) de concorrer a presidência da Assembleia, ficou acertado que o primeiro vice-presidente seria do PCdoB e a segunda secretaria ficaria com o PSB com a indicação já definida do nome do deputado eleito Carlos Lula. O PCdoB, como já se sabia, escolheu Rodrigo Lago para ser o vice-presidente da Casa.
O problema é que os governistas ligados a Brandão não querem entregar o prometido – que tem ainda a secretaria em Brasília para Othelino Neto.
Ana do Gás (PCdoB), que desde o início das conversas sobre eleição da mesa diretora, vinha demonstrando postura oposta ao que definia seu partido quer a vaga de Rodrigo Lago e radicalizou lançando uma candidatura avulsa.
O PSB tem outros nomes que podem deixar Carlos Lula de lado. E a demora na divulgação do primeiro escalão de Carlos Brandão tem deixado os aliados de Dino descontentes e preocupados com a possibilidade de esvaziamento total do deputado Othelino.
Assim, para os dinistas, está cada dia mais claro que a intenção é o afastamento de Brandão de Flávio Dino o que, politicamente, vai gerar um cenário difícil para o grupo com consequências na administração estadual e também na disputa eleitoral de 2024. Mas isto parece não preocupar Brandão e todos os seus aliados.
Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.