Prefeitos se reúnem para debater sobre independência da Famem
O grupo, que é formado por mais de 90 gestores, pretende definir um cronograma de trabalho na capital maranhense, visando estratégias para disputar a eleição da entidade
Mobilizados em busca de conseguir absoluta ‘independência’ da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), prefeitos de quase 100 municípios maranhenses estarão em São Luís nos próximos dias, com o objetivo de traçar estratégias para disputar a eleição da entidade
Segundo o blog do Antônio Martins apurou, os gestores municipais devem alinhar uma agenda para definir um cronograma de trabalho buscando a chegada ao comando da Famem, a fim de garantir os resultados positivos de uma pauta municipalista.
O grupo demonstra ser contra a aliança com o prefeito eleito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), por entender que ele representaria mais os interesses do Palácio dos Leões do que em relação aos municípios.
“Essa não deve ser uma disputa somente pelo controle da verba de R$ 600 mil à disposição da Federação, proveniente das contribuições das prefeituras associadas. Precisamos de alguém independe que possa lutar pelos municípios”, lembrou um dos integrantes do grupo que pediu reserva da sua identidade.
A principal crítica dos prefeitos seria em relação ao repasse de recursos do ICMS aos municípios do Maranhão. Em junho deste ano, a Famem se acovardou na judicialização do processo que buscava a obrigatoriedade no repasse dos 25% para os municípios dos R$ 535 milhões destinados ao Maranhão.
Na ocasião, a entidade que representa os interesses dos municípios maranhenses optou em celebrar um acordo com o Governo do Estado para que esse repasse fosse feito de forma parcelada aos cofres municipais.
“O lado ruim de se apoiar um candidato governista para comandar a Famem é que acabamos colocando alguém acovardado ou que adotaria uma postura submissa ao governo. Precisamos de alguém independente para comandar a entidade que vai representar os interesses da municipalidade”, completou outro mandatário que integra a ala independente que pode disputar o comando da Federação.
Além de Roberto, demonstra interesse na disputa os prefeitos de Cantanhede, Zé Martinho (MDB); de Pinheiro, André da Ralpnet (Podemos); de Chapadinha, Ducilene Belezinha (PL); e de Pedreiras, Vanessa Maia (União Brasil).
Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.