Vencedor do debate da Guará foi o eleitor que dormiu
O debate dos prefeituráveis da TV Guará, transmitido nesta quinta, nivelou o processo eleitoral que entra na prova dos nove sobre o papel que a televisão vai cumprir a partir de agora. Ao trazer a campanha para a casa do ludovicense, num formato familiar e conhecido desde 1989, percepções se cristalizam sobre cada candidato e injetam mais realidade do que as redes sociais conseguem.
Não se pode eleger vencedores, mas pode-se dizer que com dez candidatos em cena e as aparições mais diluídas, não houve palco para Braide, Duarte, Neto Evangelista e Rubens [os quatros melhores nas pesquisas] se sobressair como se esperava, nem positiva e nem negativamente.
Visivelmente tenso, Neto Evangelista viu no programa da TV Guará que ele não conseguirá fugir do calvário de ser identificado com o radioativo projeto do VLT, que fracassou após o candidato garantir que seria implantado, embora tenha consumido mais de R$ 10 milhões dos cofres públicos.
Para além das especulações, que só serão dirimidas numa próxima pesquisa eleitoral, as quase três horas de programa da afiliada da Record News no Maranhão só confirmaram que as eleições de 2020 são o pleito em que os ludovicenses (se não desistirem de votar) escolherão o menos pior. Depois de tantas cambalhotas no cenário político desde 2012, há um couro mais curtido entre o eleitor que já se iludiu ou foi enganado por discursos de lobos em pele de cordeiro durante a campanha.
A legislação e a marquetagem dos comitês de campanha ainda vão matar os debates de primeiro turno. É impossível transformar um programa com 10 debatedores numa atração com alguma serventia. Sobretudo com regras que promovem uma igualdade hipotética entre postulantes desiguais. Por isso mesmo, assim como nos confrontos promovidos por outras emissoras, não dá pra dizer quem foi melhor ou pior do palanque televisivo.
No entanto, se o debate serviu para alguma coisa foi para recordar ao eleitor que o leque de alternativas para 2020 é vasto. Difícil será diferenciar certos candidatos do candidato certo. Agora, se for pra dizer se teve algum vencedor no debate, diria que foi o eleitor que dormiu.
VEJA COMO FOI O DEBATE:
Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.