Veritá exclui pesquisa com morto e ministro do STF em questionário
Após a repercussão negativa pelas inconsistências apresentadas, o Instituto Veritá resolveu excluir do banco de dados do PesqEle – Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais, o registro de um levantamento que seria realizado em São Luís para medir as intenções de votos para prefeito, governador e presidente.
Conforme revelado em primeira mão no blog do Antônio Martins, o questionário da empresa incluiu entre as opções para 2026 o ex-prefeito João Castelo, falecido há 8 anos, além do ministro do STF, Flávio Dino, que não pode mais disputar eleições.
Entre os candidatos a prefeito, o instituto inclui o deputado Neto Evangelista (União Brasil), que há meses já desistiu da disputa, mas ignorou os nomes dos pré-candidatos Flávia Alves (Solidariedade) e Saulo Arcangeli (PSTU.
Registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-04153/2024, a pesquisa Veritá, que seria bancada com recursos do próprio Instituto, tinha previsão de divulgação nessa quinta-feira, 19. No entanto, ao pesquisar os dados para saber detalhes sobre o relatório, eis que constatamos a exclusão do registro.
Nova confusão
No PesqEle constatamos o registro de uma nova pesquisa da empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência. Constatamos que não existem inconsistências no questionário.
O problema, entretanto, são possíveis situações fiscais que podem trazer consequências para empresa, principalmente, quando se confronta o balanço financeiro com documentos da Receita Federal. Os detalhes sobre o assunto iremos abordar em nossa próxima matéria.
Leia mais notícias em blogdoantoniomartins.com e siga nossa página no Facebook. Envie fotos, denúncias e informações ao blog por WhatsApp pelo telefone (98) 99218 9330.